quarta-feira, 16 de julho de 2008

Caracteristicas Gerais

Caracterisiticas Gerais

As mutações podem ser causadas por erros introduzidos durante a cópia do material genético na divisão das células, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos ou vírus. Pode ainda acontecer deliberadamente sob controle celular durante processos como a hipermutação. Em organismos multicelulares, as mutações podem subdividir-se em mutações na linha germinal, que podem passar aos descendentes, e em mutações somáticas, que não podem ser transmitidas aos descendentes nos animais. As plantas podem por vezes transmitir mutações somáticas aos seus descendentes assexualmente ou sexualmente (se os botões se desenvolverem em partes da planta que sofreram mutações somáticas. Uma mutação nova que não foi herdada de nenhum dos pais é chamada mutação de novo.


Para que haja mutação, é primeiro necessário que ocorra um dano na seqüência de nucleotídeos do DNA. As células possuem um arsenal de mecanismos de reparação do DNA encarregados de anular o possível dano, mas ocasionalmente pode ocorrer uma falha nesses mecanismos (ou o dano é simplesmente irreparável), e as células replicam-se nestas condições. Ainda, as células replicadas com danos no DNA raramente persistem. Apenas uma pequena proporção de células sobrevive carregando os danos genéticos da célula-mãe, passando a apresentar estas novas características: enfim ocorre uma mutação.

Mutações podem ter diversas origens: podem ser ocasionais, tomando parte na pequena probabilidade de erro espontâneo no momento da duplicação do DNA na mitose ou na meiose; podem ser provocados por agentes mutagênicos de origem eletromagnética, química ou biológica; podem ser ainda induzidas em laboratório com o uso intencional destes mesmos agentes sobre organismos vivos. As bactérias são ótimos modelos para estudar mecanismos genéticos, porque além de se reproduzirem rapidamente, têm apenas uma cópia de cada gene. Portanto, qualquer mutação conduz diretamente a uma alteração fenotípica.

Existem vários tipos de mutação. Podem dever-se à substituição de um nucleotídeo: na transição por um do mesmo tipo e na transversão por um doutro tipo - uma purina por uma pirimidina ou vice-versa. Quando não há alteração na seqüência de aminoácidos, a mutação é silenciosa. No entanto, uma alteração na ordem de aminoácidos nem sempre implica uma proteína defectiva. Uma mutação sem sentido acontece quando o codão de terminação aparece cedo demais e se forma uma proteína truncada sem atividade. As deleções e inserções surgem quando há eliminação ou inserção de segmentos de DNA. Segmentos com 1, 2, 4 ou 5 pares de bases alteram o quadro normal de leitura, formando-se proteínas anormais devido a uma mutação defasada.

As mutações atuam de forma crucial na evolução das espécies. As alterações morfológicas, nas quais a teoria da Seleção natural se baseia, se devem a mutações que promovem o surgimento de novas características em uma determinada população, que por um motivo ou outro faz com que seus portadores sejam mais bem sucedidos que seus concorrentes e predecessores. Da mesma forma, mutações que produzem indivíduos menos adaptáveis ao seu meio tendem a ser rapidamente eliminadas por seus concorrentes, já que a probabilidade de um indivíduo menos adaptado reproduzir-se é menor.

Nenhum comentário: